segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PRECONCEITO>>Nem tão igual,nem tão diferente assim!




PRECONCEITO
(fonte:Wikipédia)

Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.
Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (1864-1920), o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil ou negativa em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito.

Vamos costurar agora?

Falar de PRECONCEITO é algo muito delicado,porque engloba todas as áreas...de ordem econômico-social,sexual,afetiva,física e de cor.
Quando comentei que iria falar sobre esse assunto iria falar sobre o homossexualismo e a homofobia,depois resolvi que seria sobre diferença sociais para falar sobre a violência global fruto da desigualdade, mas quando caminhava hoje encontrei uma linda criança na rua, tinha a na pele a cor que DEUS lhe deu, lindos olhos pretos, e cabelos cacheados... pensei: encontrei meu ANJO logo pela manhã. Retribui seu lindo sorriso e meu dia começou maravilhosamente bem, meu anjo tem a pele negra da cor dos meus ancestrais, e percebi nesse sorriso inocente que não somos tão IGUAIS e nem tão DIFERENTES assim, aquela criança me fez pensar que não importa a cor da nossa pele, a preferência sexual, a forma de agir, não interessa se nossas opiniões são divergentes, se não torcemos para o mesmo time, mas nos resta a certeza que nos restará o mesmo fim...

Meu pensamento costurado começa assim:

Se você pensa em alguém rico e bem sucedido como você o imagina?Na maioria das vezes é branco, tem pele clara e está elegantemente vestido em um paletó(Quando digitei homem rico,empresário a foto foi essa que encontrei no Google, e atentei ao simples detalhe: o homem tem pele BRANCA!!!)


Quando pensamos em ANJOS, logo nos vem a imagem de um menino loiro de cabelos cacheados e olhos azuis, e sem esquecer as asas...ANJOS negros nem pensar digitei a IMAGEM DE ANJOS, e logo apareceram milhões de fotos, e todos loirinhos olhinhos claros e com pele BRANCA.
Não sei se essa diferença é simplesmente de cor de pele... O PRECONCEITO é algo antropologicamente estudado na sociedade em que vivemos... Mas se formos observar bem,inteligência não tem cor,habilidade não tem cor,sentimentos não tem cor...então me pergunto:POR QUE EM FILMES NEGROS SÓ TEM ROMANCES COM NEGROS, NEM ME LEMBRO DE TER ASSISTIDO A ALGUM FILME EM QUE A PROTAGONISTA NEGRA NAMORA UM GATÃO DE HARVARD BRANQUINHO, LÁ NAS COMÉDIAS MUITOS NEGROS NOS ROMANCES MUITOS BRANCOS... RICOS SÃO BRANCOS, NEGROS SÃO LADRÕES... Nossa e preconceito existe? Nem sei responder viu!

Se quiséssemos falaríamos não de cor e sim de sexualidade, classe social, e assim por diante, então a pergunta se repete: PRECONCEITO EXISTE? E a resposta vem gritante:SIM

Ok, agora vamos lá, observe atentamente a imagem abaixo e responda o quiz.




SOU RICO->( )branco ( )negro
SOU POBRE->( )branco ( )negro
SOU ALTO->( )branco ( )negro
SOU BAIXO->( )branco ( )negro
SOU GORDO->( )branco ( )negro
SOU MAGRO->( )branco ( )negro
SOU RELIGIOSO->( )branco ( )negro
SOU ATEU->( )branco ( )negro
SOU HOMEM->( )branco ( )negro
SOU MULHER->( )branco ( )negro
SOU HETEROSSEXUAL->( )branco ( )negro
SOU HOMOSSEXUAL ->( )branco ( )negro
SOU EXTROVERTIDO->( )branco ( )negro
SOU TÍMIDO->( )branco ( )negro
SOU JOVEM->( )branco ( )negro
SOU IDOSO->( )branco ( )negro
SOU FAMOSO->( )branco ( )negro
SOU COMUM->( )branco ( )negro

Agora responda sinceramente...É fácil descobrir a diferença?! Claro que não. 

Estive pensando e cheguei a seguinte conclusão: o mundo seria muito chato se todos fossemos iguais, não acham? 




Apenas uma estória pra dar o acabamento:


 HOMEM DE COR
Após ser chamado de homem de cor, um cidadão negro vira-se para seu interlocutor e diz:

"– Meu caro irmão branco, quando eu nasci eu era negro, cresci e continuei negro; quando eu pego sol eu sou negro, quando sinto
frio eu permaneço negro, quando eu tenho medo eu sou negro, quando adoeço continuo negro, e o dia que eu morrer continuarei
negro.
Enquanto você, homem branco, quando nasce, você é rosa; quando cresce fica branco; quando pega um sol fica vermelho; quando sente frio fica azul; quando sente medo fica verde, quando adoece fica amarelo e quando morrer vai ficar cinza.
Então meu amigo, como é que você tem a coragem de me chamar de homem de cor?"


Vale REpensar os conceitos...

Espero novamente a visita de cada um de vocês!!