sábado, 6 de julho de 2013

O porquê do corte de eucaliptos em Garanhuns


O corte de alguns eucaliptos, ocorrido há alguns dias, no Casarão da Avenida Rui Barbosa, em Garanhuns, causou estranheza nos moradores da área. No entanto, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz os seguintes esclarecimentos:
A maior parte das árvores apresentava graves problemas fitossanitários, idade avançada e inclinação acentuada, o que ocasiona quedas e dessa forma coloca em risco a vida humana. Em 31 de julho de 2012, por exemplo, aconteceu a queda de um exemplar do Casarão, na avenida Djalma Dutra, em cima da rede elétrica e das barracas dos feirantes. Na ocasião, o problema só não foi mais grave, pois ocorreu no dia anterior a feira livre. A recomendação do corte foi tomada com base no Laudo Técnico elaborado pelo engenheiro florestal Mallon Sampaio da Rocha e o engenheiro agrônomo Felipe Carvalheira Correia.
O laudo técnico, também, foi encaminhado para apreciação, análise e emissão de parecer para o Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA; Defesa Civil, Ministério Público e CPRH, este último esclareceu que por se tratar de árvores exóticas em área urbana não lhes cabe pronunciamento oficial, ficando a critério do município as devidas providências cabíveis. Além disso, a área pertence a uma loja de departamentos e não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Vale lembrar que o eucalipto não é uma árvore adequada para arborização urbana, devido o porte alto e risco de queda e que os técnicos recomendaram a supressão das árvores com base nos pareceres favoráveis emitidos pelos demais órgãos competentes.(Por Muriê Moraes).


FIG 2013-Ainda bem que teremos "vida inteligente"



Fontes junto ao experiente jornalista Roberto Almeida, sinalizaram que os organizadores do FIG 2013 tentaram contratar Djavan, Gilberto Gil e Ana Carolina. A cantora alegou falta de datas na agenda. Já Paula Fernandes teria pedido a bagatela de 400 mil reais. A “dupla de dois” pseudo-sertaneja Jorge & Mateus teria estipulado quase a mesma quantia. Roberto Almeida portanto comentou, com propriedade, em seu blog, que “com o dinheiro de um sertanejo desses dá para pagar a Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Chico César, Zeca Baleiro e ainda sobra”. Nossos ouvidos agradecem!!

Por Muriê Moraes

Homens de Branco - Parte I




Os tão falados médicos estrangeiros, recrutados no programa que o Ministério da Saúde lançado na última segunda-feira, já começam a trabalhar em setembro nos municípios brasileiros. Documento preliminar mostra que os profissionais selecionados no edital de chamamento deverão desembarcar no Brasil em agosto e, dias depois, serão encaminhados para o processo de capacitação, com duração prevista de três semanas. O projeto prevê que, na primeira etapa de agosto, serão convocados profissionais procedentes da Espanha e de Portugal. Na segunda fase, programada para outubro, começam a chegar profissionais procedentes de Cuba. Na terceira fase, inicialmente prevista para novembro, viriam médicos de outros países.

A estimativa é de que, neste ano, cheguem 4 mil profissionais estrangeiros para trabalhar nos serviços públicos de saúde municipais. Como perguntar não ofende: os médicos brasileiros, principalmente os que atuam nos hospitais sucateados da rede pública continuarão ganhando a mesma “merreca”? E os médicos “importados” quanto será que receberão?

Por Muriê Moraes

FIG 2013- 9ª Mostra de Cinema


Quem pensa que o ‎#FIG2013 é feito só de shows tá por fora!
O festival é uma oportunidade também de assistir a filmes da melhor qualidade. Venha conferir a nova safra de filmes pernambucanos, que serão exibidos gratuitamente no Cine Eldorado!


A expectativa é grande!

FIG 2013- Uma verdadeira celebração cultural



O melhor lugar para se estar em Pernambuco, no mês de julho, é Garanhuns. Para lá, se mudam artistas e apreciadores de arte e cultura dos mais variados segmentos: música, cinema, cênicas, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia, literatura. Chegou a hora de consumir o 23º Festival de Inverno de Garanhuns. A maior vitrine da política pública de Pernambuco; palco de grandes espetáculos, grandes e consagrados shows, estreantes e inéditas apresentações, pequenas mostras, oficinas, performances de todos os tipos, e muita gente, de todos os tipos também, que circula e deve ter em mãos o mapa com a extensa programação do FIG 2013. Ao longo dos anos, o festival transformou-se praticamente numa virada cultural totalmente gratuita, com duração de dez dias. A programação oficial começa com o despertar do povo e segue até onde as pernas conseguem dançar forró, com o dia perto de amanhecer outra vez.

Logo cedo, são as oficinas que dão espaço ao aprendizado, ao despertar, ao aperfeiçoamento das habilidades artísticas. A programação diária segue com a abertura do palco da Cultura Popular (a partir das 11h, no centro de Garanhuns); emenda com as atrações de dança, circo e teatro do Parque Euclides Dourado. Em paralelo, acontecem mostras de circo que encantam todas as gerações. Com o passar do dia, as opções aumentam e o público pode seguir para a mostra de música erudita na igreja, ou para os shows de música instrumental, na charmosa praça Ruber Van Der Liden. Na outra ponta do circuito FIG, outra vez no Euclides Dourado, a noite esquenta com o início do Palco Pop, onde tocam bandas e artistas ligados aos mais diversos gêneros da música contemporânea brasileira. Tem que guardar energia para seguir para a Esplanada Guadalajara e encontrar a multidão que todas as noites comparece para aprecar os grandes shows da música brasileira, pernambucana e também garanhuense. Para os que ainda acharem pouco, o palco Forró segue madrugada adentro.

Polos de Animação do FIG 2013 – As ações do FIG 2013 estão espalhadas por toda a cidade. Esses são os principais polos: Palco Guadalajara, Palco Instrumental, Palco Cultura Popular, Comunidade Quilombola do Castainho, Parque Euclides Dourado, Palco Pop, Palco Forró, Ambiente Criativo, Estandes Institucionais, Pavilhão do Artesanato, Pavilhão da Dança e do Teatro para Infância, Exposições, Galeria das Artes (Fotografia, Design & Moda, Artes Visuais), Praça da Palavra, Casarão dos Pontos de Cultura, Cine Eldorado e Circo.

Destaques da programação – Nas artes cênicas, destaque para as atrações nacionais Os Gigantes da Montanha, do Grupo Galpão (BH); o show Dama Indigna, de Cida Moreira (SP).  De Pernambuco, participam o espetáculo de dança As canções que você dançou pra mim (Focus Cia de Dança) e Viúva, porém honesta, do grupo Magiluth. Na mostra de audiovisual do Cine Eldorado está programada uma das melhores mostras que o FIG já apresentou. São filmes pernambucanos premiados nos últimos anos , entre eles, Doméstica (Gabriel Mascaro), Boa sorte, meu amor (Daniel Aragão), Rio Doce CDU (Adelina Pontual), Era uma vez eu, Verônica (Marcelo Gomes), O Som ao redor (Kléber Mendonça), entre outros. Muitas novidades estão programadas para o segmento do audiovisual no FIG, incluindo uma mostra itinerante por comunidades quilombolas e um encontro de cineclubistas do agreste.

Na área da literatura, que vem ganhando cada vez mais espaço na programação do FIG, uma das novidades deste ano, dentro da programação da Praça da Palavra, é o I Encontro Internacional de Literatura Cartoneira, que irá reunir cartoneiros (que fabricam livros em sistema colaborativo com catadores de papelão) do Brasil, França, Argentina, Bolívia e Portugal.

Na política de cultura que volta seus olhos para os povos tradicionais, há vários destaques no FIG 2013. Um deles é o 2º Encontro de Troca de Saberes Crioulos, que acontece na comunidade do Castainho, reunindo apresentações de artes cênicas e de grupos culturais de diversas comunidades quilombolas do Estado.

A Cultura Popular se manifesta em palco próprio, com apresentações diurnas, que valorizam tradições da nossa música. O frevo – agora Patrimônio Imaterial da Humanidade – está presente no FIG 2013 com a Troça Carnavalesca Mista Cachorro do Mundo, Orquestra Metais do Frevo, Clube Carnavalesco Misto Seu Malaquias, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, Flor da Lira de Olinda, entre outros grupos e bandas que representam o gênero. Maracatu, coco, ciranda e pastoril também compõe a grade de atrações desse palco.

Além do palco de Cultura Popular, a música se faz presente no FIG em mais quatro palcos. Cada um desses espaços vem, desde as primeiras edições do festival, aprimorando os seus sentidos, conceitos, ampliando seu olhar para a produção musical de relevância para os movimentos musicais brasileiros, promovendo o encontro entre o contemporâneo e o tradicional; o urbano e o rural, como não poderia deixar de ser quando a pauta é: música brasileira. É inegável, nos últimos anos, a grande valorização dada à produção musical pernambucana. Como também continua bastante expressiva a circulação de bandas e artistas da cena contemporânea nacional. Mesmo os nomes consagrados trazem consigo a assinatura da contribuição atual para a MPB.

Homenagem – O FIG 2013 homenageia a arquiteta, decoradora e amante da arte popular nordestina, sobretudo pernambucana, Janete Costa, natural de Garanhuns. A exposição Um Olhar Interior, que tem curadoria do filho de Janete, o também arquiteto Mário Costa, tem valor artístico e afetivo do acervo particular da ilustre filha de Garanhuns. A mostra é um projeto especial do Sesc Garanhuns, em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundarpe.

Confira programação completa do FIG AQUI:www.fig2013.com l fundarpe.pe.gov.br

Senado: gastos vão de voos a casas noturnas

Charge: Micael-JC


Texto: José Aciolly

O custo para o exercício do mandato dos três senadores de Pernambuco – Humberto Costa (PT), Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Armando Monteiro Neto (PTB) – no primeiro semestre de 2013 foi de R$ 466.687,06, sem a remuneração, de acordo com o Portal da Transparência do Senado. Os gastos vão desde pagamentos com materiais de divulgação a consumo em casa noturna. O senador com maior despesa no período foi Humberto, com R$ 193.139,73. Em seguida aparece Jarbas, com R$ 163.422,17, e, por último, Armando, com R$ 110.125,16.
No primeiro semestre do ano, Humberto protocolou 551 recibos de pagamentos a título de gastos para atividade parlamentar. Um deles é o pagamento de R$ 72,57 à House Yellow Casa Noturna Bar e Restaurante LDTA, no dia 5 de abril. Além disso, o senador apresentou uma série de notas de restaurantes em dias sem expediente no Senado, como exemplo ao Eki, no dia 2 de março, no valor de R$ 152,70, e ao Anjos e Souto LTDA, no dia 18 de maio, ao custo de R$ 301,84. Ambas as despesas ocorreram aos sábados.
Na prestação de contas do senador Jarbas Vasconcelos constam 190 recibos. Em sua maioria, os débitos referem-se a gastos com o escritório político do peemedebista, o Debate, no bairro da Ilha do Leite, no Recife. Já o senador Armando Monteiro Neto foi o único dos três pernambucanos que utilizou pouco mais da metade do teto previsto para o semestre, que é de até R$ 217.599,60. Na lista de despesas, além de altas passagens aéreas – algumas onde o trecho custou mais de R$ 2 mil –, o petebista destinou R$ 3.360 para divulgação de sua atuação parlamentar. 
Ato nº 9, de 2011, da mesa diretora do Senado institui uma cota de gastos aos parlamentares. O dispositivo nº 1 da Casa regulamenta que cada senador tem direito a R$ 15 mil de verbas, mais o valor correspondente de cinco passagens aéreas, ida e volta, do Estado a Brasília. Para Pernambuco, cada parlamentar tem direito a um teto mensal de R$ 36.266,60 para despesas com o exercício do mandato, que pode ser usado com aluguel de imóvel para escritório político, despesas postais, locação de transportes, combustíveis, contratação de consultorias, entre outras. A prestação de contas é feita mediante apresentação de comprovantes, sejam eles notas ou cupons fiscais. Caso haja saldo, a quantia pode ser executada pelo gabinete no mês seguinte.
Além da cota mensal para despesas, os senadores recebem um salário de R$ 26.723,13, valor igualmente pago à presidente Dilma Rousseff (PT), o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e os ministros.
Em tempos de manifestações populares nas ruas por melhorias nos serviços prestados pelo Estado, o cientista político Hely Ferreira ressalta que, embora constitucionalmente legal, moralmente as benesses aos parlamentares vão de encontro com os interesses da sociedade. “Apesar de legal, não é ético. Esses benefícios geram ainda mais uma aversão da sociedade à classe política. Enquanto os senadores têm determinados gastos, uma boa parte da população sequer tem acesso a um salário mínimo”, compara.
O professor Maurício Romão observa que a manutenção das benesses reforça o hiato entre a classe política e a população. “A manutenção é inviável e contra medidas de austeridade. Não é a toa que o povo está nas ruas cobrando melhorias”, sublinha. Para o estudioso, a solução seria cortar as regalias, com exceção daquelas em que o político utiliza para representar o Senado. “Uma medida seria adotar o modelo do Senado americano. Senadores recebem altos salários, mas as despesas são custeadas por eles próprios”, sugere.
Fonte: JC

RECIFE PAROU -Nuances da greve dos rodoviários

Segunda-feira(01/07), protestos descentralizados deixam o trânsito do Recife em estado caótico, os motoristas estacionaram os coletivos em fila nas principais vias da cidade.


 Estendeu-se durante toda a semana a greve dos rodoviários no grande Recife, a classe decidiu em assembléia parar literalmente a cidade, e isso realmente aconteceu nos dias que se seguiram a decisão. Os motoristas e cobradores, saiam com os ônibus das garagens, e os parava em filas nas pontes e principais vias que dão acesso a região metropolitana. Foi um verdadeiro caos, estudantes, trabalhadores precisaram buscar uma solução para chegar ao seus destinos.

A classe reivindica melhores condições de trabalho, e reajuste salarial acima dos 3% que foi concedido, em contra partida os empresários do setor acenaram com a impossibilidade de atender as reivindicações tendo em vista o fato das passagens que haviam sofrido um reajuste, após as manifestações no mês de julho terem recuado o aumento. E a semana seguiu no impasse e na falta de acordo entre sindicato, empresas, empresários, enquanto isso o governo lavando a mão...

Na quinta(04/07) no terminal da Macaxeira aconteceu até manifestação dos passageiros reivindicando que a greve acabasse; eram motoristas num protestando por melhores salários, e passageiros protestando contra os motoristas(só no Brasill o povo luta contra o povo), luta inglória de duas classes verdadeiramente prejudicadas. Em meio a toda essa celeuma que se instalou ficaram as autoridades, TRT(Tribunal Regional do Trabalho) julga a greve ilegal, Governo do Estado diz que os ônibus tem que circular, e os Empresários começam as demissões.

Terminal integrado da Macaxeira(04/07)


Para que seja entendido de forma mais clara o que os motoristas estão tentando obter em relação as condições de trabalho, vejamos: Um levantamento do INSS revelou que nada menos que 5 mil motoristas de ônibus da Região Metropolitana(impressionantes 33% do número de trabalhadores atuais) se afastaram do serviço nos últimos cinco anos por problemas de saúde.

Lendo os dados do levantamento acima fica o questionamento: Quer dizer que tem que haver uma paralisação dessas, de praticamente uma semana para que as pessoas acordarem e vejam que quem dirige os ônibus são seres humanos também? E que precisam de boas condições para poderem exercer sua função?

 A greve dividiu opiniões públicas ao longo da semana, e nas redes sociais eles ganharam apoio e força popular. Os do contra sentem-se prejudicados e dizem que a greve é abusiva; mas os que são a favor dizem que os motoristas e cobradores são pais e mães de família e precisam ter seus direitos respeitados.

Chega a noite da sexta-feira, e depois de uma semana de greve, prisões, e muita discurssão, começa a circular uma nota comunicando o fim da greve dos rodoviários; não porque os mesmos não tenham pelo que lutar, mas pelo simples fato de precisarem dos seus empregos para alimentar sua família. Mas o próprio sindicato diz que a luta continua, leia abaixo:

Comunicado da Oposição dos Rodoviários de PE:
"Comunicado 05/07/2013:
Nós trabalhadores(as) nos transportes públicos do grande Recife, comunicamos que estamos propondo um recuo na nossa luta. Sim, é isso mesmo, um passo a trás, para podermos dar dois a frente. Não temos condições de enfrentar sozinhos a ditadura hoje vigente em pernambuco, ditadura esta exercida pelo Sr. Coronel Eduardo Campos!
através da OAB, queremos o fim das demissões, ameaças de prisões e reversão das demissões já ocorridas, apenas isso.
Por que não somos irresponsáveis, somos pais e mães de Família, e o que estão fazendo conosco não é justo! Sabemos que a maioria da população do Grande Recife esta a nosso favor, mas nossas forças se esgotaram.
Estamos sendo ameaçados, nossas casas estão sendo vigiadas, nossas vidas reviradas, e não conseguimos mais andar sossegados(as) pelas ruas.
Propomos então um recuo na greve; mas para que isso ocorra queremos a readmissão de todos os demitidos; estabilidade de 3 meses para todos e todas trabalhadores(as). Caso o Governo Eduardo Campos, MPT aceite, encerramos as nossas manifestações.
Seguiremos organizando os(as)trabalhadores(as), defendendo o passe livre para os estudantes e desempregados, não descansaremos até derrubarmos Patrício/CUT, defendemos a democracia no sindicato, e por um sindicato de luta.
Queremos agradecer a todos(as) que vem nos apoiando aqui, e continuem nos seguindo, estaremos sempre informando os problemas de nossa classe, do sistema de transporte de nossa região. Gostaríamos de contar com solidariedade das organizações sindicais de nossa região para um fundo de greve para os demitidos, pois alguns nada receberam neste dia 05/07 e 
começam a passar necessidade.

Sem mais.
Nosso agradecimentos a todos e todas. a luta segue, não desistiremos!"


E com o fim da greve dos rodoviários o Recife voltou a ter mobilidade, integração, conforto, agilidade e menos tarifas... SERÁ?

Ê espera! Foto: Hélia Scheppa

Ê Sufoco! Fotos: Hélia Scheppa


Texto: Mihh Valério