terça-feira, 13 de agosto de 2013

"O Sertão Acordou" foi a bola da vez na Câmara de Vereadores de Arcoverde

Por Muriê Moraes

Noite quente de debates na Câmara de Vereadores de Arcoverde. Tudo porque o movimento "O Sertão Acordou", através de uma integrante, esteve na Casa James Pacheco para cobrar por reivindicações feitas há oito dias. Primeiro a representante do movimento não queria ocupar a tribuna, mas foi convencida pela vereadora Célia Cardoso. "Tentamos há três dias entregar na Câmara os ofícios com os pedidos mas ninguém da Casa pôde receber, em uma ocasião uma servidora estava muito ocupada no Facebook e não nos deu atenção", disse a ativista.
O movimento já havia pedido uma maior participação dos vereadores na questão dos serviços públicos essenciais tais como melhoria do atendimento médico(notadamente no Hospital Regional), transporte coletivo, explicações sobre a retirada da gratificação dos professores(pó de giz), atualização do Portal da Transparência da Câmara, instalação de uma CPI para saber detalhes de uma auditoria especial do TCE sobre a eventual participação do ex-gestor municipal em irregularidades administrativa no âmbito do transporte escolar, entre outros itens. Na ocasião, de posse de informações de uma liderança comunitária, o movimento denunciou que, no PSF do bairro da Boa Vista, uma médica tirou licença há um mês e durante todo esse tempo a comunidade ficou sem médico sem que outro profissional fosse escalado para fazer o atendimento.
Dois vereadores, um deles bastante irritado, refutou que não era da competência instalar uma CPI. A partir desse momento, a integrante do movimento foi bastante atacada por esses vereadores. Um deles chegou a dizer que "ela estava só querendo aparecer" e outro insinuou que o movimento estava sendo usado por certos políticos locais. Mas a integrante garantiu que "O Sertão Acordou" é independente e não se deixa manipular. Por sua vez, a vereadora Célia Cardoso saiu em defesa da ativista. "Quero aqui pedir minhas desculpas ao movimento pelo modo como alguns dos pares da Casa foram descorteses com a integrante, não era necessário toda essa virulência só porque uma representante de causas sociais pede, e com razão, que os políticos locais tenham uma postura efetiva na solução dos problemas, a sociedade não aguenta mais essa postura passiva e adepta da mesmice", avaliou Célia.
Outro ponto alto da sessão foi quando foi executado um áudio, extraído de uma entrevista do ex-gestor municipal de Arcoverde a uma rádio da cidade, onde ele diz, com todas as letras, que a partir daquele momento "o Hospital Regional estava com uma gestão administrativa moderna e municipalizada". Essa entrevista deve ter, no mínimo, uns três anos. Agora o que não se entende é que quando se aborda a situação do Hospital Regional, a primeira coisa que a atual gestão alega é que a gestão daquela unidade médica é do "Estado". Então, onde é que está a verdade nua e crua da questão? Ou será que estão querendo empurrar a "batata quente" para o governador...






Arcoverde recebe a 8ª edição do Festival Lula Calixto

De 16 a 18 de agosto, Arcoverde vai virar palco para mais uma edição do Festival Lula Calixto, realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde. A proposta desta edição é que a música ultrapasse os limites dos palcos e ganhe a ruas. Mais de 30 atrações irão se apresentar nos dois palcos localizados no Alto do Cruzeiro e em frente à sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. O grande anfitrião do Festival comemora seu 21º aniversário recebendo convidados especiais, com destaque para o Coco das Irmãs Lopes, Coco Trupé, Cacau de Arcoverde e Tonino de Arcoverde.

Além das apresentações nos palcos, outros grupos seguirão em cortejos pelas ruas da cidade, o que deve trazer um clima carnavalesco ao evento. Os cortejos contarão com a alegria contagiante do Boi da Macuca, os ritmados tambores dos Maracatus Piaba de Ouro e Porto Rico, a brincadeira Caretas de Triunfo e a arcoverdense Banda Pífano Santa Luzia. Durante os três dias de Festival a Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, fará o toque de alvorada ao amanhecer pelas ruas da cidade e terminará com o cortejo na sede do Coco. Os grupos intinerantes dentre Os Caretas de Triunfo, farão a ligação de abertura de uma atração para outra, com também a passagem de um palco para ou no Alto do Cruzeiro.

Durante o dia, a pedida é participar dos workshops e palestras que vão acontecer sede do Ponto de Cultura Samba de Coco Raízes de Arcoverde. O objetivo da introdução de atividades de formação no Festival é provocar práticas e reflexões sobre o mercado da música e o universo da cultura popular, os temas abordados vão de Coco de Trupé a inclusão digital e musical na internet, de Cavalo Marinho a questões sobre Direitos Autorais. Os conteúdos escolhidos para as atividades são introdutórios e contam com carga horária de 2 h/aulas.
Outra novidade desta edição será a oficina Percussão, que contará também em sequência com apresentações artísticas, recitais, encontro de Maracatus e grupos folclóricos.

 A expectativa de público que irá circular no bairro Alto do Cruzeiro durante o evento aproximadamente dez mil pessoas, e com certeza esse é mais um grande momento para a cultura Arcoverdense.

Estão todos convidados!!


Mihh Valério




A era digital e o comércio, o que há de novo por aí?



Não é novidade para ninguém o avanço tecnológico e a pluralidade no meio digital. Com toda essa modernidade vem acontecendo mundialmente a inserção do mundo empresarial no mundo da internet; esse novo espaço que as empresas vem conquistando tem surpreendido aos empresários que não medem esforços para mostrarem de forma atrativa aos consumidores conectados toda a gama de serviços que eles podem oferecer. Os mais ousados que rumam para o e-commerce, ou seja o comércio eletrônico, encontram um consumidor mais exigente, e com uma visão diferenciada, que descobriu o seu poderio de compras; este empresário pode com essa conquista de um novo lugar ao sol podem abocanhar um bom pedaço da fatia de lucros cada vez maiores que o comércio em rede está proporcionando.

Dados apontam que o crescimento desse setor no Brasil pode triplicar ainda nesse ano de 2013, tendo em vista que, os orgãos responsáveis e representativos do comércio e da indústria estão buscando a cada dia mais soluções e meios de fomentar o crescimento do fluxo de negócios para seus associados, e os próprios empresários estão percebendo que o seu concorrente não é mais a budega da vizinhança, ou a empresa da sua cidade. Há um mundo de possibilidades no mundo digital lá fora ou melhor dizendo dentro do seu computador, há um leque de serviços que se modernizam quase num estalar de dedos. O desafio é grande, mas para quem tem uma visão empreendedora, e não se prende aos velhos conceitos empresariais a rede pode ser esse novo sopro de vida.
Agora, mais do que nunca é respirar fundo, apertar o cinto porque o trem da modernidade vai partir. Boa viagem empreendedores!
Mihh Valério