sábado, 20 de julho de 2013

PRESIDENTA OU PRESIDENTE? Até que enfim alguém corrigiu isso!!

imagem: internet



COM MUITA ALEGRIA TENHO A GRATA SATISFAÇÃO DE REPASSAR
À PRESIDENTE E A TODOS OS BRASILEIROS, ESSE ESCLARECIMENTO
QUE FOGE AO ALCANCE DE CERTAS PESSOAS LIMITADAS.

ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM CORRIGIU ISSO
(aula de português)

Uma belíssima aula de português!
Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.
A presidenta foi estudanta? Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?

Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser?
O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação.


DE HOJE EM DIANTE SÓ PUXA SACO IGNORANTE DIRÁ: PRESIDENTA


via facebook


Mihh

MISS PERNAMBUCO 2013- Yes Pernambuco já tem miss!

A grande pergunta que resoava por longos dias: Quem será a sucessora da Paula Lück? Qual bela será a Miss Pernambuco? Enfim já temos a resposta! Yes, Pernambuco tem Miss!



Na noite de 18 de Julho, no Teatro Luís Mendonça, Parque Dona Lindu em Boa viagem, aconteceu a final do Concurso Miss Pernambuco 2013. Num momento de emoção e elegância e muita beleza, as candidatas viveram um sonho. Após dias numa maratona de viagens, visitas e desfiles, enfim as Misses subiram a passarela para que a mais bela fosse escolhida para representar nosso estado no Concurso Miss Brasil.

As dozes finalistas foram: Beleza Regional, Camaragibe, Caruaru, Igarassu, Macaparana, Moreno, Paulista, Recife, Ribeirão, Santa Cruz do Capibaribe, São Jose da Coroa Grande e Serra Talhada. A Miss Olinda, Mônica Andrade, foi eleita a Miss Simpatia 2013. Mas, com certeza o momento mais esperado da noite era o da escolha da sucessora de Paula Lück, Miss Pernambuco 2012.

O Top 6 foi : Beleza Regional, Caruaru, Macaparana,Recife, Santa Cruz do Capibaribe e São Jose da Coroa Grande; e num momento de grande emoção foram escolhidas as 3 finalistas: Caruaru, Macaparana e Recife. A noite era da Recifense Helena Rios, com seu belo sorriso, sua simpatia, e uma torcida forte e animada.

terceiro lugar ficou com Andressa Alves Miss Caruaru, segundo lugar Daniele Lima Miss Macaparana e a Miss Pernambuco 2013 foi Helena Rios Miss Recife.

O resultado foi bastante questionado nos post na fanpage oficial do concurso no face, mas ninguém pode negar a beleza de nossa Miss. 

Muitas cidades perderam suas misses que desistiram antes da final e Arcoverde foi uma delas, que teria como representante a jovem Malena Lopes que havia ficado em 2º lugar no Concurso Miss Serra Talhada e foi convidada para representar a cidade portal do sertão. Os motivos que levaram a miss a desistência são obscuros, uns dizem que foi por motivos de saúde e outros simplesmente especulam que foi falta de apoio, pois a jovem não era da cidade;o fato é que ficamos mais um ano sem representante, não que faltem belas jovens pela terra do Cardeal.

Fica pra 2014, né??.

Parabéns a jovem Helena Rios, parabéns a Pernambuco por ser terra de belas mulheres.

A apresentação do Concurso será apresentada na noite desse sábado dia 20 de julho na Tv Tribuna, que tal assistirmos?



Mihh Valério

Serra Talhada recebe o espetáculo O MASSACRE DE ANGICO - A MORTE DE LAMPIÃO




Serra Talhada se prepara para viver mais um momento de grande emoção nos próximos dias. No período de 24 a 28 de julho todos poderão se encantar com a encenação teatral O Massacre de Angico-A morte de Lampião. O espetáculo contará a história do rei do cangaço, uma das figuras mais conhecidas da região, e fala como Virgulino Ferreira foi perseguido e capturado em um de seus esconderijos, na grota de Angico, em Sergipe; a obra tem a direção de José Pimentel, que também integra o elenco vivendo Zé Ferreira(pai de Lampião); o texto foi escrito por Anildomá Willans, da Fundação Cultural Cabras de Lampião.A encenação acontecerá ao ar livre, sobre um palco com 60 metros todo de terra batida e grandiosos cenários, o que com toda certeza garantiram ao público a emoção de assistir a esse belíssimo espetáculo. Escrito a partir de depoimentos e contos populares a respeito do rei do cangaço, a montagem busca retratar o lado mais humano de Lampião, e também mostrar a sua sensibilidade. 

Acontecerá toda uma programação paralela ao espetáculo com muitas apresentações de danças e grupos populares. Segundo informações do blog Ponto de Cultura Cabras de Lampião, o autor e grande produtor, incentivador e secretário de Cultura e turismo de Serra Talhada, Anildomá Willans, a proposta é encenar O Massacre de Angico anualmente, a ideia é que seja um espetáculo fixo no calendário cultural e turístico da capital do Xaxado, Serra Talhada/PE.


Agora nos resta esperar e ir conferir a esse momento ímpar.
 o maior espetáculo ao ar livre do sertão.

O Massacre de Angico-A morte de Lampião
Quarta (24) a domingo (28), às 20h
Entrada Gratuíta
Estação do Forró - Serra Talhada

Informações: (87) 3831 3860 | 9938 60355