sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AO MESTRE COM CARINHO¬¬A palavra costurada hoje é PROFESSOR


15 de Outubro,Dia do professor


"Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...


Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..."

¬¬ PROFISSÃO PROFESSOR

Ser professor nunca foi fácil. Durante séculos exigiu-se que o professor fosse um modelo de virtudes, e mais recentemente que desempenhasse as funções de um técnico, capaz de mudar os comportamentos e atitudes de todo o tipo de alunos. Uma profissão impossível, como afirmava Freud?Tarefa difícil, tarefa complexa, que exige muito de um profissional, que exige uma carga intelectual vasta, que exige muitas vezes do próprio “eu”, do saber encarar situações, do saber trabalhar com determinado contexto, do encarar desafios.


Hoje eu vou costurar umas palavras...
Falar do profissional é prender-se a diplomas;por isso vou ampliar minha visão e minhas palavras...Quando fala-se em
PROFESSOR lembra-se daqueles profissionais de sala de aula...vou um pouco além lembrando que nossos primeiros professores são nossos pais,é dentro do lar que recebemos nossos ensinamentos inicias,com eles aprendemos as primeiras palavras e é segurando em suas mão que aprendemos a dar os passos que nos levarão rumo ao nosso futuro...Mas a necessidade humana de aprender sempre nos faz ir um pouco além e é na escola que damos continuidade a esse aprendizado. É o PROFESSOR quem também segura nossas mãos e nos ensina a caminhar entre as palavras,pessoas,lugares e ainda são capazes de nos prender horas em aulas magnificas de história e nos faz viajar a lugares antes desconhecidos,viajando no tempo;ou ainda nos mergulha num universo literário e nos arrebata por poesias e poemas...para um mundo de letras e fascínio.
Lembro-me com carinho da minha 1ª professora,da forma carinhosa com a qual segurou minhas mãos e me ensinou o Bê-a-Bá e a descobrir o universo das palavras.Percebo que meu crescimento em muito dependeu de tudo que foi ensinado pelos mestres que passaram por minha vida escolar,para mim serão sempre ícones de profissionais e seres humanos,muitas vezes não reconhecidos e valorizados...
Dizer
OBRIGADO a eles ainda seria pouco diante da gratidão pelo presente que me foi dado de forma autruísta,o amor indescritível pela leitura e pelas palavras,pela história e pelo ser humano...
Acredito que se as autoridades reconhecessem o verdadeiro papel e valor do
PROFESSOR para o BRASIL isso seria determinante para o desenvolvimento,não falo apenas monetariamente mas humanamente;bons profissionais “nascem” de bons professores. É preciso que todos tenham total entendimento que valorizar o PROFESSOR nosso de cada dia,é impulsionar a nação,é gerar progresso.
Acho que uma grande dificuldade que os professores enfrentam atualmente, e que os coloca em desvantagem, diz respeito a sua própria auto-estima.De tanto ouvir dizer que a Educação vai mal, que a escola é ruim e que os professores são os culpados, muitos passaram a acreditar nisso e se sentem impotentes,incapazes e debilitados.Isso é o que chamo de “profecia autorrealizável”,ou seja, acaba-se acreditando na mentira e tornando-a uma verdade. Eu conheço muitos professores e vi todos os tipos diante de mim.Para alguns, a profissão é excelente, embora sempre queiram mais e melhores condições de vida e trabalho. Para outros, a profissão é péssima e eles sentem que só vai piorar,porque nada podem fazer senão lamentar. Portanto, os prós e contras estão muito mais desenhados nas lentes de quem vê do que na realidade que está diante dessas lentes.É possível e necessário transformar pessoas, formar bons cidadãos e mudar a sociedade como um todo, mas isso passa muitas vezes por uma transformação pessoal anterior, pois é difícil mudar o mundo se não somos capazes de mudar nem a nós mesmos. Eu vejo possibilidades onde alguns vêem problemas.Acredito no progresso,no desevolvimento e nessa transformação a cada novo dia através da educação.A realidade é que nem sempre o PROFESSOR obtem o sucesso que gostaria, mas amando o que faz pode dormir sossegado toda noite,quando pensa qual é seu papel e tenta realizá-lo todos os dias, em todas as aulas,com todos os alunos.



Niguém se torna um PROFESSOR se não for por AMOR!!

Obrigado a todos esses profissionais!!

Nenhum comentário: