quarta-feira, 12 de junho de 2013

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE

Sapeando pelo face hoje(12/06/2013) encontrei uma postagem da minha amiga Anni Virgínio, e ela me chamou atenção pois era uma dúvida maternal e ao mesmo tempo vinha carregadas de lembranças. Os comentários no post renderam, e eu é claro também dei a minha parcela de conhecimento nesse assunto. 

Gosto desses temas, veja só como foi:


"Hoje tive uma grande lição e recordei de minha infância quando Ana Sophia contou uma história, e cheguei a uma conclusão, talvez algumas pessoas não aceitem mas no meu entendimento tem total lógica. Ela disse que tinha um amiguinho na escola que mordia ela, a professora sempre o colocava de castigo, aí teve um dia que a professora disse: morda ele também, fiquei pensando nisso e lembrei de minha infância, aí fiquei pensando... A professora sempre colocava de castigo mas o menino continuou mordendo minha filha, mas no dia que ela deu essa mordida nele, aí ele parou de fazer, porque viu o quanto doía, só assim ele parou... 

Na minha infância passei por algo bem parecido; todos os dias eu chegava em casa com o braço todo mordido, certo dia minha mãe disse que se eu chegasse assim, quem apanhava era eu, foi aí então que aprendi a me defender. Então cheguei a seguinte conclusão: Se você não se defender quem vai defender você? Então desde pequeno a gente aprende a revidar, como forma de defesa, então fica uma reflexão, se você não ensina seu filho a se defender você esta formando uma pessoa indefesa e que não sabe se defender da vida, se você ensina seu filho a se defender você está formando uma pessoa de caráter vingativo, ou seja como seria esse meio termo? Aquela criança que morde não estaria mostrando desde pequena um pouco de sua essência? E a criança que levou a mordida teve que aprender a se defender mordendo também.

 Fica então uma reflexão para os pais, achei interessante dividir isso com vocês."


Lendo o post acima eu comentei: "Acredito que todos passamos por momentos semelhantes ao que a pequena Sophia viveu, onde nos sentimos indefesos, amedrontados e sem saber o que fazer. Pelo que você esscreveu sobre o coleguinha q mesmo castigado ainda assim continuou seu ato de canibalismo infantil até o momento em que Sophia decidiu fazer o ""olho por olho, DENTE por DENTE" virar prática. 

Observemos: só se pode oferecer aquilo que se tem para dar, e isso é fato; se acontecem coisas boas lá estamos nós sorrindo e tratando os outros com gentileza e docura, mas se estamos num momento adverso logo colocamos uma carranca, só que não saimos tal qual o coleguinha da Sophia MORDENDO a 2 por 3(mas que dá vontade, dá!), apenas sem perceber vamos dando nossas mordidinhas com uma forma mais dura de responder, uma carinha emburrada e etc. Pensando no garoto, ele já teve a lição dele de NÃO fazer com os outros o que NÃO queremos que seja feito conosco... Imagina que bom seria se alguns adultos tivesse trazido essa lição desde a infância, principalmente os garotos,heim?! Viveríamos no Paradise Blue?! Claro que não, apenas as pessoas não fariam tanto as outras sofrerem porque saberiam quem o que dói nos outros em algum momento poderá doer em nós também."

O que seria da vida sem os psicólogos do face se liguem nos comments!



É isso aí pessoal!

Mihh Valério

Nenhum comentário: