domingo, 7 de julho de 2013

Emagrecimento x Inverno



O organismo reage de uma forma totalmente diferente no inverno, no frio o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal que gira em torno de 36,5º C a 37º C. Isso ocorre por que há uma perda de calor corporal para o meio externo. 

Se há essa perda de calor, o organismo tenta repor a energia (calorias) despendida. Essa reposição emite uma sensação de fome, pois ele precisa de mais energia do que habitualmente.
Normalmente a fonte de energia usada na manutenção da temperatura corporal é obtida a partir do metabolismo do carboidrato (fonte mais rápida de energia) e da gordura(cuja quebra das moléculas é mais lenta).
Mas para não colocar o organismo em risco, o corpo tenta preservar a gordura estocada porque ela atua como isolante térmico. Vejam como tudo é bem bolado.
Nessa busca de novas calorias, devido aos costumes dos períodos frios, as pessoas utilizam muito carboidrato e alimentos gordurosos, tipo chocolates, castanhas, nozes, carnes gordurosas etc. É fácil perceber que a ingestão inesperada desses alimentos produz uma quantidade de calorias exagerada fazendo a pessoa engordar.
Ainda outras complicações dos períodos frios: as pessoas não acordam muito cedo, fazem menos exercícios e atividades físicas, tendo como conseqüência menor gasto de calorias.
Resumindo as conseqüências há maior ingestão de calorias e menor gasto. O acúmulo é enorme. A idéia é tomar consciência desta situação e preparar-se para o inverno. Escrevendo essa matéria bem antes do inverno para que as pessoas tenham tempo de cristalizar essas informações em suas mentes. Isso só se consegue com compreensão, aceitação e muita repetição.
Caso haja uma conscientização é possível que durante o inverno apenas seja possível manter o peso ou no máximo aumentem pouco. E  uma notícia animadora para as pessoas em processo de emagrecimento: Tendo certos cuidados elas podem emagrecer mais no inverno do que em outras estações do ano.
Na próxima matéria veremos algumas dicas de alimentação no inverno.
Aguardo perguntas e sugestões.

Nenhum comentário: