domingo, 7 de julho de 2013

MANIFESTAÇÕES 2013- Um movimento histórico

O movimento que tomou as ruas do país foi analisado por especialistas de diversas áreas segundo reportagem no Jornal Diário de Pernambuco.

Manifestação Rio de Janeiro. Foto:Marcos de Paula


Por Ana Luiza Machado

Entender a história quando ela já passou é mais fácil do que quando se está vivenciando, dizem os estudiosos. Isso porque não há tanta clareza quando os fatos ainda estão em construção. Na tentativa de compreender melhor a força que vem das ruas, dos protestos que têm ocorrido em todo o Brasil, desde o mês de junho, o Diário ouviu especialistas nas áreas de sociologia, ciência política e economia e destacou as impressões que estão tendo sobre as mobilizações no Recife e no país.

Manifestação Recife. Foto: Allan Torres


Apesar das visões diferentes que têm sobre as manifestações e suas bandeiras, os entrevistados (Marcos Costa Lima, Pedro Lapa, Paulo Marcondes e Ricardo Santiago) afirmam unanimemente que o movimento, cujos atores são jovens de classe média, já pode ser considerado vitorioso. Segundo eles, os protestos conseguiram pressionar os poderes Executivo e Legislativo a darem respostas imediatas sobre algumas das demandas da população, além da redução das passagens de ônibus, a votação de projetos que estavam parados no Congresso Nacional e em alguns Legislativos estaduais e municipais.

Qual será o retrato do Brasil depois disso, ainda não é possível descrever, mas alguns caminhos que podem ser trilhados por aqueles que estão retomando a consciência política foram identificados pelos especialistas. Um deles é a qualificação do processo eleitoral de 2014.

Saiba mais


O que os especialistas pensam do Movimento. Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: